APA Cavernas do Peruaçu

Área de Proteção Ambiental

V - Paisagem Terrestre e Marinha Protegidas

Cerrado

- garantir a conservação do conjunto paisagístico e da cultura regional; - proteger e preservar as cavernas e demais formações cársticas, sítios arqueopaleontológicos; - proteger a cobertura vegetal e a fauna silvestre; - disciplinar o processo de ocupação; - assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

1989

Rodovia MGt 135, km 155, Comunidade de Fabião I

Município
Cônego Marinho - MG
Bonito de Minas - MG
Itacarambi - MG
Tipo Telefone
None 3836231042
None 3836231043
Tipo E-mail
None peruacu@gmail.com

Oficina: RAPPAM BRASIL (01/01/2005 - 12/12/2006)

146858.00 ha

03/10/2006

DANILO AUGUSTO SILVA FURTADO

ANALISTA AMBIENTAL

A ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL É UMA ÁREA EM GERAL EXTENSA, COM UM CERTO GRAU DE OCUPAÇÃO HUMANA, DOTADA DE ATRIBUTOS ABIÓTICOS, BIÓTICOS, ESTÉTICOS OU CULTURAIS ESPECIALMENTE IMPORTANTES PARA A QUALIDADE DE VIDA E O BEM-ESTAR DAS POPULAÇÕES HUMANAS, E TEM COMO OBJETIVOS BÁSICOS PROTEGER A DIVERSIDADE BIOLÓGICA, DISCIPLINAR O PROCESSO DE OCUPAÇÃO E ASSEGURAR A SUSTENTABILIDADE DO USO DOS RECURSOS NATURAIS.

GARANTIR A CONSERVAÇÃO DO CONJUNTO PAISAGÍSTICO E DA CULTURA REGIONAL, PROTEGER E PRESERVAR AS CAVERNAS E DEMAIS FORMAÇÕES CÁRSTICAS, SÍTIOS ARQUEOPALEONTOLÓGICOS, A COBERTURA VEGETAL, A FAUNA SILVESTRE ONDE HÁ IDENTIFICAÇÃO DE ROTAS DE MIGRAÇÃO E SÍTIOS DE ARRIBAÇÃO, CUJA PRESERVAÇÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O ECOSSISTEMA DA REGIÃO.

1) NÃO TENHO AO CERTO A DATA PRECISA DE ESTABELECIMENTO DA UC. NO ENTANTO, SEI QUE A NOMEAÇÃO DE UM SERVIDOR PARA CHEFIA DA APA OCORREU PRÓXIMA À DATA DE SUA CRIAÇÃO. PORTANTO, PARA FINS PRÁTICOS, CONSIDEREI A DATA DE ESTABELECIMENTO COMO SUA DATA DE CRIA

• Moore Foundation
  • SEMEIA