RESEX Catuá-Ipixuna

Reserva Extrativista

VI - Área Protegida com Recursos Manejados

Amazônia

Assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local, bem como o apoio ao desenvolvimento sustentável das demais comunidades locais e dos municípios de Tefé e Coari.

www.sds.am.gov.br

Rua Recife, 3280

Parque Dez de Novembro

Manaus - AM
JORGE LUIZ LIMA PINTO
Município
Coari - AM
Tefé - AM
Tipo Telefone
None 9236424607
None 9236428807
None 9236432338
Tipo E-mail
None jrlreis@gmail.com
None marcelocortez@terra.com.br

Oficina: RAPPAM AMAZONAS (24/11/2009)

217486.00 ha

24/11/2009

Henrique, Milton, Jarine Reis, Saturnino, Guillermo, Romulo

coordenadores e tecnicos

Segundo o SEUC a Reserva Extrativista “se constitui em área utilizada por comunidade tradicional, cuja subsistência se baseia no extrativismo e, complementarmente, na criação de animais em pequena escala, tendo por objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais da Unidade”.

Preservar os lagos para garantir a reprodução do estoque pesqueiro e a alimentação das comunidades; Proteger a floresta e todos os recursos que ela oferece (peixe, quelônio, caça, madeira, castanha e outros); Garantir recursos e serviços ambientais para hoje e para as futuras gerações; Reconhecimento do exemplo de Reserva Extrativista e das lideranças; Gerar oportunidades para os moradores e facilitar o acesso a programas sociais; Melhoria nas condições de vida das pessoas.

• Moore Foundation
  • SEMEIA