Uma nova trilha de longo curso cresce dentro do Parque Estadual de Três Picos

Da trilha se avista a cadeia de montanhas do Parque Estadual dos Três Picos. Foto: Marcio Isensee

A Caminhos da Serra do Mar é uma trilha de longo curso que está tomando forma no estado do Rio de Janeiro. Seu mais novo trecho é o Vale da Revolta – Prata dos Aredes, com 8 km de extensão e o primeiro dentro do Parque Estadual dos Três Picos. Ele se soma aos 68 km de trilha já abertos dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.  A inauguração foi em julho, quando um grupo variado com cerca de 100 pessoas completou a caminhada de dificuldade moderada.

A Caminhos da Serra do Mar foi lançada em 2013. Quando estiver completa terá 150 km apenas dentro do Parque Estadual de Três Picos. “É uma trilha que busca usar caminhos já existentes dentro das UCs do mosaico”, diz Sérgio Poyares, gestor do parque, que quer abrir os próximos trechos a cada dois meses.

Entre os atrativos do parque estão a Floresta do Jacarandá, a Mulher de Pedra, o Vale dos Frades e dos Deuses, Caixa de Fósforos, sem falar no conjunto de montanhas dos Três Picos e Capacete”.

A trilha vai também motivar a gestão integrada do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense, que envolve unidades de conservação dos três entes federativos (União, Estados e Municípios), como por exemplo o próprio Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Três Picos e o Parque Natural Municipal da Taquara.

Para Ricardo Raposo, coordenador da Secretaria Estadual do Ambiente, “Ninguém ama o desconhecido, é preciso conhecer para se amar e preservar, e a trilha ajuda nesse processo de educação. A ocupação do espaço público pelos turistas é certamente melhor do que a presença dos palmiteiros e caçadores”.

As trilhas de longo curso também melhoram a economia local. “Elas envolvem as comunidades do entorno, que acabam criando serviços de hospedagem e alimentação”, diz Leandro Goulart, gestor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A caminhada de inauguração é parte do projeto EdUC (Fortalecimento das Ações de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Estado do Rio de Janeiro), coordenado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e produzido pelo Instituto Moleque Mateiro de Educação Ambiental.

Concentração dos participantes antes do início da caminhada de inauguração. Foto: Marcio Isensee