Parque Nacional de Brasília: oásis ameaçado

Conhecido popularmente como “Água Mineral”, este parque foi criado em 1961 com cerca de 30 mil hectares. Depois de ter sido ampliado em 2006, a unidade de conservação abriga e protege aproximadamente 42 mil hectares de Cerrado e uma fauna diversificada com, inclusive, espécies ameaçadas de extinção, como o tatu-canastra, tamanduá-bandeira, jaguatirica e a gralha-do-campo.

Duas grandes piscinas de água natural (de onde surgiu o nome de “Água Mineral”) e as trilhas pelo Cerrado são os principais atrativos e levam diversos visitantes ao parque diariamente.

Localizada na região Noroeste de Brasília, há 10 Km do centro, a UC é uma grande aliada na conservação do Cerrado em meio a obras de infraestrutura, construção civil e a expansão de áreas de agricultura e silvicultura.

No entanto, esse verdadeiro oásis natural encontra-se ameaçado, seja pelo grande adensamento urbano e industrialização que ocorre no seu entorno, mas também por um projeto de Lei (PL 7.999/2010) que propõe a redução do Parque.

Infelizmente, a ameaça sobre o Parque Nacional de Brasília está associada a uma lógica perversa que tenta enfraquecer e transformar o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) em vítima frente a modelos antigos de desenvolvimento. Projetos no Congresso Nacional e assembleias estaduais propõem a redução, a mudança de status ou a desafetação de pelo menos 25 unidades de conservação. O país já perdeu mais de 52 mil quilômetros quadrados de área protegida nos últimos 30 anos.

O apelido "Água Mineral" vem das piscinas de água cristalina que existem dentro da UC. Foto: WWF-Brasil/ Aldem Bourscheit

O Parque Nacional de Brasília foi criado em 1961 e ampliado em 2006. Foto: WWF-Brasil/ Aldem Bourscheit