Descoberta

Nova espécie de lagarto descoberta no Parque Nacional das Emas recebe o nome de “Ameiva jacuba”

Foi publicada na revista ZoologicaScripta a descrição de uma nova espécie de lagarto, descoberta no Parque Nacional das Emas, em Goiás, no ano de 1998 e estudada por pesquisadores da Universidade de Brasília e associados nos anos seguintes.

O lagarto Ameiva jacuba pertence à família Teiidae (pronuncia-se “teíde”), tem o dorso verde bem vistoso com pintinhas marrons, lateral do corpo marrom e seu ventre é branco. O comprimento do corpo pode variar de 10 a 24 cm, e a cauda pode chegar a 30 cm.

O Ameiva jacuba pertence a um grupo de lagartos muito interessante e ameaçado dentro do gênero Ameiva, porque são restritos a remanescentes campos naturais de planalto dentro do Bioma Cerrado, chamados de campos limpos e campos sujos. São conhecidas espécies nos estados de Rondônia (Ameiva parecis), Goiás (Ameiva jacuba), Mato Grosso do Sul e São Paulo (duas espécies não descritas).

A maior parte dos campos limpos e campos sujos que no passado ocorriam pelo Cerrado goiano foram substituídos por lavouras ao longo dos anos, restando apenas o Parque Nacional das Emas e algumas pequenas manchas isoladas dentro de fazendas na região. Isso destaca a importância do Parque Nacional na conservação desta e outras espécies de animais e plantas, que poderiam até mesmo estar extintos se não estivessem legalmente protegidos por esta unidade de conservação.

O nome Ameiva jacuba foi escolhido pelos pesquisadores como referência ao rio Jacuba, que delimita o Parque Nacional das Emas ao norte e a nordeste, e recebe a maior parte das águas que drenam o parque.

Além de A. jacuba, o Parque Nacional das Emas protege outras 76 espécies de répteis, 25 espécies de anfíbios, 85 espécies de mamíferos, mais de 350 espécies de aves e 601 espécies de plantas de cerrado (sem contar as matas de galeria). Treze espécies de mamíferos e 11 espécies de aves estão listadas oficialmente como ameaçadas de extinção.

Referência: Giugliano, L. G., C. C. Nogueira, P. H. Valdujo, R. G. Collevatti& G. R. Colli. 2013. Cryptic diversity in South American Teiinae (Squamata, Teiidae) lizards. ZoologicaScripta.

Saiba mais sobre o lagarto Ameiva jacuba neste link: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/zsc.12017/abstract

Saiba mais sobre o Parque Nacional das Emas neste link: http://observatorio.wwf.org.br/unidades/cadastro/337/

Um exemplar de Ameiva jacuba, espécie recém-descrita protegida pelo Parque Nacional das Emas (Paula Hanna Valdujo).